terça-feira, março 27, 2007

Salazar - Um fantasma do passado ou uma necessidade do futuro?



Hoje apetece-me escrever algo diferente do que escrevi até hoje. O tema central deste texto será sobre Salazar e a actual situação em que vivemos neste pequeno país.

Talvez impulsionado pelos resultados do programa "Os Grandes Portugueses", que indicaram António de Oliveira Salazar como sendo o maior português, com 42% do votos, logo seguido de Álvaro Cunhal com 19% dos votos.

Não vou aqui falar da credibilidade ou falta dela em relação a este resultado, mas apenas dar a minha opinião.

É certo que não é do meu tempo o chamado de "Estado Novo", até porque me enquadro na "geração pós 25 de Abril", mas ainda assim arrisco a dar a minha opinião.

Não sou muito de falar de política, porque é algo que abomino, talvez por uma falta de confiança que tenho em toda a classe politica. Para mim, sejam de que partido forem, todos acabam por ir dar ao mesmo, tacho. Nenhum é melhor que o outro, todos são diferentes, com os seus ideais, mas todos são iguais no que diz respeito do cumprimento das suas promessas.

Talvez por piada, ou por desconhecimento volta e meia quando falo com algém sobre a bosta de condições de vida que os portugueses levam, digo para o ar "o que fazia falta era um Salazar". Pode parecer uma declaração disparatada, absurda dita por alguém que não vivei na pele o que foi o "Estado Novo", mas posso falar do que li, do que ouvi, dos meus avós, dos meus pais.

Oliveira Salazar foi talvez o maior economista português que alguma vez tivemos em solo português. Pegou no governo que estava em declinio e conseguiu durante 3 anos seguidos o que mais ninguém conseguiu até hoje. Durante 3 anos (41/42/43) Portugual teve um indice de Exportações superior ao indice de Importações, durante este tempo a economia portuguesa andou em níveis nunca antes vistos até hoje.

Teve a inteligência de ter a postura mais acertada tanto no periodo da Guerra Cívil Espanhola como durante a 2ª Guerra Mundial. Na Guerra Civil Espanhola apoiou Franco que fez com que portugal fosse "deixado de fora" da grande confusão, acabando apenas por sofrer o chamada Revolta dos Marinheiros, também conhecida como Motim dos Barcos do Tejo, onde as células comunistas da Marinha se revoltaram, mas que rápidamente foram dominadas. Na 2ª Guerra Mundial manteve uma postura neutra, e convenceu Franco a fazer o mesmo e não se aliar à França e à Alemanha, de forma a que a guerra não descesse pelos países do Eixo, vindo desaguar a Portugal, que dada a sua posição geográfica era sem dúvida o alvo no controlo do Atlântico e na entrada do Mediterrâneo. Oficialmente o único envolvimento de Portugal foi a cedência de utilização da Base das Lajes, nos Açores às forças Aliadas, recebendo em troca armamento (para prevenir o possivel ataque da Alemanha), e a restituição da soberania Portuguesa sobre Timor no fim da Guerra.

Oliveira Salazar com todas estas tomadas de posição e decisões económicas conseguiu trazer para Portugal reorganização financeira, restauração económica e paz mesmo no meio da guerra.

No meu entender o único senão de todo o trabalho de Salazar era mesmo a política colonialista que eram os pilares do seu governo. O principio do fim aconteceu com o interesse de manter as na altura colónias portuguesas em África, em 45. Numa altura em que a ONU já anunciava defender uma politica de descolonização, mas Salazar não estava para isso, viranco costas e debaixo do seu lema "Orgulhosamente sós", levou Portugal a ressentir-se e muito tanto em aspectos culturais como económicos. Mais perto de 61 a Guerra Colonial está no seu auge, e milhares pessoas, entre portugueses e nativos perdem a vida no que custaria a Portugal o equilíbrio económico-financeiro que até aos dias de hoje nunca voltou a ser o mesmo.

Neste momento Portugal é uma verdadeira feira de vaidades, onde os senhores que lideram este país o afundam cada dia que passa mais e mais, nas suas obras megalómanas de tentarem mostrar ao mundo que Portugal é um grande país, com grandes obras e muito à frente no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico e cultural.

Que exemplos dão os grandes senhores quando nos vêm dizer que é altura de apertar o cinto e que temos que fazer sacrificios e o que se vê da parte daqueles que nos deviam dar o exemplo? Jogadas de bastidores, trafulhices, tacho, tacho e mais tacho. O nosso 1º Ministro que recordo-me de o ver em campanha a prometer em arranjar qualquer coisa como 400.000 novos postos de trabalho, e o que vemos? no espaço de 5 anos encerraram em Portugal mais de 65.000 empresas, umas maiores, outras menores, mas por certo não abriram 130.000 novas empresas nestes 5 anos. E agora a mais recente, um 1º Ministro que ninguém percebe bem se afinal de contas acabou o curso ou não. E já agora que curso? O de trapaça?

Estamos à beira do precipício amigos, e estes senhores com promessas de uma vida melhor convidam-nos a dar um passo em frente. Com o Iva mais alto da Europa, e com o ordenado mínimo mais baixo. Com os trabalhadores a descontarem todos os meses sem saberem se quando chegar a sua vez terão sequer direito a reforma.

Palhaçada! Isto é tudo uma palhaçada. Construam mais autoestradas, construam mais estádios de Futebol, contruam um aeroporto novo na OTA, mais pontes sobre o Tejo que é o que está a fazer falta, e fechem mais centros de saude, afinal de contas assim pode ser que sempre morra mais gente, têm é que fazer uma triagem para ver se só os que estão desempregados morrem, para diminuir assim o desemprego em Portugal.

No passado Portugal foi um país de emigrantes, e não sei porquê, mas palpita-me que no futuro também serão.

Se achoq ue fazia falta um Salazar nos dias de hoje? Acho, ou um Salazar, ou um Marquês de Pombal, mas isso já é assunto para outro Post...

Resumindo e concluindo, na merda em que este país está metido será assim tão surprendente que os Portugueses vejam Oliveira Salazar como um grande português? Parece-me mais que claro, o povo está farto. A classe média desapareceu, dividindo-se na classe Baixa e na Classe Alta. Os pobres cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos.

2 Comments:

Blogger Mim Acha que...

Não escreveria melhor...
Bjs pa ti

segunda-feira, abril 02, 2007 3:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo Acha que...

es comletamente doido quer dizer vens aki dizer k era bom o tempo em que 1 gajo nao tinha quiasquer direitos nem pra falar se podia tem me juizo nessa cabeca

quarta-feira, maio 30, 2007 8:39:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home